Começa neste sábado, 30, o festival de cinema mais longevo do Brasil: o Festival de Brasília. Um dos mais tradicionais festivais de cinema chega a sua 57ª edição, em 59 anos de colaborações ao cinema nacional.
Até 7 de dezembro, a programação inclui a exibição dos filmes selecionados, debates e premiações. A tradicional Mostra Competitiva Nacional do Festival de Brasília premia há 50 anos os grandes talentos do cinema brasileiro. Em 2024, os seis longas e 12 curtas-metragens em cartaz foram selecionados entre 1.180 filmes inscritos.
A abertura oficial acontece neste sábado, às 20h, no Cine Brasília. A grande homenageada desta edição é a atriz Zezé Motta, de 80 anos. Ela receberá o primeiro Troféu Candango do 57º Festival de Brasília em celebração ao conjunto de sua obra, composta por 55 filmes e mais de 50 produções para TV, além de 14 álbuns lançados.
Entre os longas mais aguardados, estão o filme Criaturas da Mente, do cineasta pernambucano Marcelo Gomes, que será exibido na sessão de abertura do festival. O filme A fúria, do cineasta Rui Guerra, de 93 anos, também está na lista dos mais cotados para ser visto pela plateia cinéfila do festival.
Haverá também sessões especiais, com filmes voltados ao público infantil e, também, obras cinematográficas antigas, algumas delas, restauradas. As mostras serão exibidas no Plano Piloto e, também, no Gama, em Planaltina e em Taguatinga. Todas as sessões dos filmes são gratuitas, com exceção dos que serão exibidos na Mostra Competitiva.
Baixar Tocar O público tem a chance de fazer um passeio por parte do acervo privado de dois importantes colecionadores e incentivadores de artistas brasileiros.
Baixar Tocar O romance histórico "Tambores de São Luís", de Josué Montello, uma obra com mais de 400 páginas, completa 50 anos de sua publicação e ganha uma versão em quadrinhos.
Baixar Tocar Com o tema "Despertar à Terra", a edição de número 76 do Salão de Abril de Fortaleza, que reúne 38 artistas nordestinos, será aberta ao público nesta quinta-feira (3), no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (4) a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou a retomada da operação do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), suspenso desde 2016.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta sexta-feira (4) liberdade a quatro policiais militares que são suspeitos de envolvimento no assassinato do empresário Vinícius Gritzbach, ex-colaborador e delator do PCC.
A Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro organizou nesta sexta-feira (4) um debate sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como a ADPF das Favelas.