Mais ES

Arquivo Nacional promove semana de reflexão sobre a ditadura

Baixar Tocar A importância do direito à memória e à verdade é o tema da Semana Memórias Abertas, promovida entre os dias 24 de março e 1º de abril pelo Arquivo Nacional.

Por Mais ES em 24/03/2025 às 19:15:07

Baixar

A importância do direito à memória e à verdade é o tema da Semana Memórias Abertas, promovida entre os dias 24 de março e 1º de abril pelo Arquivo Nacional. A programação inclui diversas atividades de reflexão, em especial sobre a ditadura, entre elas oficinas e debates.

Um dos destaques da programação é a mostra de documentos Memórias Abertas. A exposição reúne réplicas de documentos históricos sobre perseguições políticas, censura e resistência democrática.

As oficinas, de caráter pedagógico, serão voltadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio e terão como objetivo incentivar o pensamento sobre a memória da ditadura.

Já no dia 26, ocorre o evento Memórias Abertas: Pesquisa, Ensino e Difusão, que reúne pesquisadores e especialistas para discutirem sobre a temática da ditadura e seus arquivos.

Luciana Lombardo, chefe da divisão do Memórias Reveladas, fala sobre a expectativa para o evento:

"Acredito que a Semana vai ser bem diversa. Tem uma programação para diferentes públicos. Acho especialmente interessante que a gente volte a pensar o Arquivo como um lugar não só de preservação da documentação, mas de difusão e de educação".

A programação ocorre na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Haverá transmissão ao vivo, pela instituição, no canal do YouTube.

© Arquivo Nacional

Cultura Semana Memórias Abertas ocorre entre os dias 24 de março e 1º de abril Rio de Janeiro 24/03/2025 - 18:31 Roberto Piza / Rafael Guimarães Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Arquivo Nacional Ditadura Semana Memórias Abertas segunda-feira, 24 Março, 2025 - 18:31 1:23

Fonte: Rádio Agência Nacional

Comunicar erro
Mais ES 2

Comentários

Mais Es 3