No Rio de Janeiro, mais de 7 milhões de pessoas poderão receber o imunizante que protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacina é atualizada a cada campanha, para trazer as cepas dos vírus que devem circular com mais frequência no próximo inverno. Por isso, é necessário tomá-la todo ano, para que a eficácia continue alta.
Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
Também podem se vacinar:
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Trabalhadores de saúde e da educação;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos correios;
- População e os funcionários do sistema prisional.
O principal objetivo da vacinação conta a gripe é proteger contra as complicações da doença que podem levar à hospitalização e mortes. Este ano, até o dia 22 de março, o Brasil registrou mais de 750 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave com diagnóstico positivo confirmado para influenza e 77 mortes mas o período de maior circulação desses vírus ainda não começou. Os dados são do último boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários para a vacinação contra a doença. Ao receber a primeira remessa de doses destinada ao Distrito Federal na sexta-feira passada (21), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que, além de proteger contra um total de três vírus do tipo influenza, a vacina garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.
Padilha afirmou que estados e municípios que receberem as doses ao longo dos próximos dias podem optar por iniciar a vacinação antes do dia 7, como São Paulo anunciou nesta quinta-feira. No Distrito Federal, por exemplo, a imunização deve começou na última terça (26). Já na cidade de São Paulo, onde também houve antecipação, o início está marcado para amanhã.
Agência Brasil