Foto: Povo na Rua
No Rio de Janeiro, um projeto educacional e cultural leva a obra de Euclides da Cunha para escolas e comunidades. Batizada de Caravanas Euclidianas, a iniciativa surgiu em 2002, durante as comemorações do centenário de lançamento do livro Os Sertões, obra clássica do escritor, e agora retorna ao estado.
As Caravanas apresentam o universo de Euclides da Cunha com filmes, exposições, músicas e oficinas de literatura e audiovisual. As atividades são baseadas nos três pilares da obra Os Sertões: a terra, o homem e a luta.
O projeto foi idealizado pelo cineasta Noilton Nunes, autor do filme A Paz é Dourada, sobre a vida e a obra de Euclides da Cunha. Noiton destaca os objetivos da iniciativa.
"O objetivo principal do projeto Caravanas Euclidianas é fomentar debates e reflexões em escolas, comunidades e centros culturais do estado do Rio de Janeiro a partir da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha".
Ele também fala sobre a expectativa para a receptividade do projeto.
"Nós sempre acreditamos que o interesse dos estudantes e também dos professores será muito grande. Então acreditamos que as Caravanas poderão contribuir muito para que a história, a cultura, a literatura brasileira seja cada vez mais valorizada".
As Caravanas Euclidianas vão passar por Cantagalo, Niterói, Maricá, Paty do Alferes, Queimados e Caxias e contam, ainda, com o apoio institucional da Academia Brasileira de Letras, da UFRJ e da UNIRIO.
Euclides da Cunha foi engenheiro militar, jornalista, ensaísta e historiador. Ele ocupou a Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras.
A obra Os Sertões, lançada em 1902, narra a rebelião de Canudos e é considerada uma epopeia de vida do sertanejo, sendo vista como uma das obras mais importantes da literatura nacional. Também é apontada como o primeiro livro-reportagem brasileiro.
Cultura Caravanas Euclidianas conta com filmes, exposições, músicas e oficinas Rio de Janeiro 27/03/2025 - 17:02 Fábio Cardoso / Liliane Farias Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional Euclides da Cunha Rio de Janeiro quinta-feira, 27 Março, 2025 - 17:02 2:07Fonte: Rádio Agência Nacional