A partir desta quarta-feira (9), vários bens culturais da cidade pernambucana de Camaragibe, localizada na região metropolitana de Recife, poderão ser conhecidos de maneira virtual através da plataforma Patrimônio Camaragibe.
O projeto é fruto do Inventário Participativo dos Bens Culturais de Camaragibe, que possibilitou a identificação e o levantamento de 25 bens culturais da cidade. Também estão disponíveis na plataforma. As referências bibliográficas que foram consultadas pelos idealizadores do projeto, o antropólogo Cássio Raniere, que coordenou a pesquisa, e o fotógrafo Josivan Rodrigues.
A expectativa é que a catalogação virtual disponível no endereço patrimoniocamaragibe.com possibilite a promoção e difusão de manifestações e saberes da cultura popular de Pernambuco ao reunir os bens documentados em fascículos completos, que integram o Inventário. Carnaval, Coco de Camaragibe, Ervas Medicinais, Terreiros e Festa da Gruta são alguns dos fascículos digitais disponibilizados, que inclusive,podem ser baixados pelos usuários que acessam o site.
As informações dos Bens foram coletadas a partir de escutas públicas, seguindo o modelo de Inventário Participativo disponibilizado pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e contempla as celebrações, os objetos, os saberes, as formas de expressão e os lugares que compõem o enredo cultural de Camaragibe. Foi também incluída a categoria "pessoas", para justamente destacar os mestres detentores do saber, como é o caso do Mestre Zé Negão, reconhecido coquista que inventou o gênero Coco de Senzala.
Rádio Agência Nacional