Momento em que as bandas se encontram, a cultura vibra ao som dos tambores e ao ecoar das casacas! As bandas de congo do Estado já estão preparadas para levarem a tradicional cultura para o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, levando uma das manifestações culturais mais importantes no Dia de Nossa Senhora da Penha, celebrado na segunda-feira (28). Além das tradicionais bandas, o evento vai abrir as portas para os grupos convidados.
Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D"Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.
As bandas Apae de Cariacica, Amores da Lua (Vitória), Mestre Honório (Vila Velha), Madalenas do Jucu (Vila Velha), Jovem de Manguinhos (Serra) e de Bicanga (Serra) serão recebidas na festa.
"Está chegando o grande dia para a nossa participação neste evento, que é a tradição, que é a cultura Carnaval de Máscaras de Roda d'Água. Nós da banda de Congo Mestre Honório, mais uma vez, vamos marcar presença neste evento, juntamente com o grupo de Congo Madalenas do Jucu", falou Beatriz Santos, regente da banda Mestre Honório e fundadora de Madalenas do Jucu.
O evento começa com a concentração das bandas e tem a saída do cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval, com cânticos sendo entoados sob sons de tambores e casacas, em homenagem à Nossa Senhora da Penha.
A gestora da Apae de Cariacica, Aparecida Valente, também preparou a banda para comparecer ao evento. "A nossa banda de congo já iniciou o ano aguardando o Carnaval. Neste evento, o espetáculo da batida de tambores feito pelos nossos assistidos encanta a todos. Eles arrasam, têm uma batida única e não tem como não se encantar", falou.
Confira a programação
Data: 28 de abril
Horário: Das 8h às 18h
Local: Estrada de Roda D"Água, s/nº, Campo do América, Roda D"Água
07h00 - Saída das Bandas de Congo Tradicionais filiadas à Associação de Bandas de Congo de Cariacica – ABCC de suas Sedes;
07h30- Início da concentração das bandas de congo na bica do Luiz em Roda D'Água;
09h40 - Saída em cortejo à padroeira do Estado do Espírito Santo "Nossa Senhora da Penha" da bica do Luiz. Cortejo entoado pelos cânticos, tambores e casacas das bandas de congo tradicionais filiadas à ABCC;
10h30 - Missa congueira com Frei Evanir Matins da Paróquia do Bom Jesus e a comunidade Sagrada Família no Campo Principal em Roda D'Água;
12h30 – Apresentação Musical com a Banda "Casaca";
14h00 - Encontro de todas as bandas de Congo no Campo Principal, incluído as Bandas: Amores da Lua – Vitória e União Jovens de Manguinhos – Serra;
15h00 – Apresentação das Bandas participantes no palco;
17h30 - Apresentação no palco dos Mestres (a) das bandas de congo de Cariacica;
18h - Encerramento oficial com a "Ave Maria" acompanhada com tambores de congo e show pirotécnico.
Bandas de congo tradicionais
Banda de Congo São Benedito de Piranema
Banda de Congo Unidos de Boa Vista
Banda de Congo São Benedito de Boa Vista
Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu
Banda de Congo Santa Izabel
Banda de Congo Mestre Tagibe
Bandas convidadas
Banda de Congo da Apae de Cariacica
Banda de Congo Amores da Lua (Vitória)
Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha)
Banda de Congo Madalenas do Jucu (Vila Velha)
Banda de Congo Jovem de Manguinhos (Serra)
Banda de Congo de Bicanga (Serra)