No Rio de Janeiro, uma iniciativa de preservação histórica está sendo realizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Mais de 23 mil exemplares que fazem parte da biblioteca do advogado, político, escritor e diplomata estão passando por tratamento de preservação. A medida visa a manutenção do acervo, que representa importante parte da memória da literatura brasileira.
A biblioteca conta com edições raras, exemplares com dedicatórias, obras com anotações manuscritas de Rui Barbosa e clássicos da literatura preservados pelo intelectual.
Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, explica como funciona o processo de tratamento:
"Esse processo acontece em um ambiente controlado, e a técnica utilizada inclui a aplicação de nitrogênio em ambiente confinado, para eliminar possíveis agentes biológicos".
Concluído todo o procedimento, os livros retornam à exposição pública no museu da fundação. Santini destaca a importância do acervo preservado:
"Esse acervo é um patrimônio de grande relevância para pesquisadores, mas também para o público em geral, porque ele conta parte da história republicana brasileira, história cultural do Brasil. Quer dizer, é um retrato de uma época e, ao mesmo, tempo é um importante documento do período histórico vivido".
A Fundação Casa de Rui Barbosa é vinculada ao Ministério da Cultura e tem como finalidade o desenvolvimento da cultura, da pesquisa, do ensino e da preservação de acervos, divulgando a obra e a vida de Rui Barbosa. Está localizada em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Fonte: Rádio Agência Nacional