Com 54% de seu território na área rural, Vila Velha vem se destacando na produção agrícola, com comercialização para vários estados brasileiros. Exemplos de bons resultados nessa cadeia produtiva vêm do cultivo do pimentão e do tomate, que estão em época de plantio na região do Xuri, e que chegam a consumidores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, entre outros.
A Fazenda Sonho Meu contribui para os números positivos do setor no município. O proprietário rural Sante Jovane Lorenzon Filho conta que a temporada de cultivo do pimentão, que teve início essa semana, deve render uma colheita de cerca de 350 toneladas. O investimento no plantio do pimentão é de aproximadamente R$ 200 mil.
"Nossa produção, de aproximadamente 75 mil pés de pimentão verde, chega aos estados do Nordeste, do Sul, além de todo o Sudeste. A colheita começa daqui a 60 dias e vai durar sete meses. Com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, nossa expectativa é expandir o plantio a outras culturas, como abóbora, milho, entre outros produtos, produzindo o ano inteiro", revela Jovane.
Tomate
Outra cultura que teve plantio iniciado há poucos dias é a do tomate, da qualidade Longa Vida. Com 120 mil mudas plantadas, a produção deve chegar a 300 toneladas. O custo da plantação do tomate é maior, alcançando um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, com colheita entre os meses de maio e novembro. "Começamos a produzir tomate em 2006, com 15 mil pés. Hoje chegamos a 150 mil pés", disse Jovane.
Para o secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha, Douglas Pinheiro, o cenário da cadeia produtiva rural canela-verde é promissor.
"Estamos trabalhando para dar o suporte necessário para auxiliar o homem do campo em Vila Velha. Vamos dinamizar o setor para que a população canela-verde tenha acesso a produtos de qualidade a preços acessíveis", finalizou o secretário.