Atividades artísticas e incentivo à leitura. Essa é a proposta do projeto Lá Vem História, da ONG Parceiros da Educação Rio, que atenderá este ano mais de 13 mil alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro. Entre as atividades promovidas estão oficinas de arte, passeios culturais, apresentações artísticas, doação de livros e mediação de leitura. O objetivo é doar quase 2 mil livros nessa edição da iniciativa.
O Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro Renan Ferreirinha dá mais detalhes.
"Tudo isso muito em conformidade com este ano, onde o Rio é Capital Mundial do Livro, um título concedido pela Unesco, que nos orgulha muito. A gente vai ter uma série de atividades como feiras literárias, a maior bienal de todos os tempos, distribuição de livros pela cidade".
O projeto conta também com uma nova parceira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juntos, vão promover a formação de mediadores de leitura para atuar em escolas públicas da cidade. O programa oferece bolsas de R$ 1.000 para 24 alunos de diferentes cursos da UFRJ. Durante o ano letivo, os mediadores atuarão em 30 escolas públicas, realizando visitas duas vezes por semana para estimular o hábito da leitura e o interesse pela literatura entre as crianças.
Além disso, em maio, a ONG Parceiros da Educação Rio vai implementar um programa de educação antirracista na rede municipal do Rio. O projeto irá promover a formação de 50 professores em 20 escolas parceiras, organizando encontros e oficinas de música, atividade de mediação de leitura e rodas de conversas e visitas a locais significativos para a cultura afro-brasileira e indígena.
Rádio Agência Nacional